A volta do Tie Dye



O termo "tie-dye" significa, literalmente, "amarrar e tingir" em inglês. Ele surgiu nos EUA quando esse tipo de estampa irregular feita de forma artesanal ganhou destaque atrelada ao movimento hippie. No entanto, esse método já existia muito, mas muito tempo antes em países como Japão, China, Índia, Peru e no continente africano. "Há registros do século VI ao IX de técnicas de amarração e tingimento sendo feita nesses países", conta Célio Dias, fundador da grife mineira LED, que fez uma longa pesquisa antes de incluir o estilo em coleções assinadas por ele.

Mas foi com o movimento de contracultura hippie nos EUA e a fama internacional de cantores que faziam parte dele, como Janis Joplin e Joe Cocker, que a estampa passou a ser mundialmente conhecida, o que explica o motivo do termo em inglês ser o mais utilizado no ocidente, inclusive no Brasil.


Por ser irregular e criado por meio de um processo que não permite controle absoluto do resultado, o tie-dye era visto por eles como expressão de liberdade. Uma característica forte dessa época era o uso de cores intensas que, mescladas dessa forma imprevisível, ganhavam um aspecto psicodélico, outro ponto bastante valorizado pelo movimento.
"Apesar de a transgressão ter sido forte na cultura dos anos 1970, a moda de passarela da época era muito careta", comenta Célio. Então, mesmo com a fama global atrelada aos hippies, esse tipo de estampa só foi incorporada à moda de fato nos anos 1990, quando retornou com tudo entre os punks e os clubbers. "Os punks tiraram um pouco de cor, trazendo o tie-dye nos jeans estonados e corrosivos", explica o estilista – e foi pelo estilo deles ter chegado às passarelas pela influência de pessoas como Vivienne Westwood que o padrão assimétrico, criado a partir da amarração, acabou ganhando espaço também.

O RETORNO

O tie-dye já reapareceu aqui e acolá em outros momentos da moda, mas agora parece ter voltado com mais força do que nunca. Daquela amiga que decidiu customizar algumas peças que ela já tinha no armário às lojas de departamento, passando por marcas criadas com foco total no estilo, e pela adaptação dele também na maquiagem e em nail arts, o tie-dye está por todos os lados.
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